Foi apresentado o projeto ‘How can I help you’, promovido pela Creative Zone, em parceria com o Município de Braga, a Associação Comercial de Braga e a International House Braga, cujos alunos serão os voluntários a participar nesta iniciativa.
O intuito desta ação é ajudar os visitantes da cidade de Braga na obtenção de direções, informações, dicas e outras que se mostrem necessárias na interação com os mesmos. Trata-se de uma ajuda itinerante fornecida pelos voluntários que estarão nas ruas, junto aos pontos de interesse, complementando a informação que os visitantes podem obter nos postos de informação de Turismo.
Para isso, os participantes receberam uma formação ministrada pelo Turismo do Município que incidiu sobre o reconhecimento do território – o qual foi dividido em 6 circuitos – e os seus pontos de interesse.
Entre os dias 26 e 31 de março, das 10h00 às 18h00, serão 57 os voluntários que estarão nas ruas de Braga a “promover o território, humanizando a ajuda no terreno de uma forma inovadora em termos de parcerias locais, sendo estimulados para o gosto pelo conhecimento da cidade, interagindo com todos aqueles que nos visitam, tornando-se embaixadores da marca Braga; acreditamos que será seguramente uma experiência enriquecedora a vários níveis para estes alunos porque, ao mesmo tempo que praticam, num ambiente real, o idioma que estão a aprender, ainda ampliam os seus conhecimentos culturais e históricos sobre a cidade praticando uma ação de voluntariado”, reforçou Sílvia Correia, CEO da Creative Zone, empresa promotora deste projeto.
Por seu lado, Altino Bessa, Vereador do Turismo do Município de Braga, destaca a inovação do projeto que “deve servir de exemplo e de estilo a ser seguido por outros”, manifestando abertura para repetir esta iniciativa no âmbito de outras iniciativas que se realizarão em Braga dado que “com a sua simpatia e conhecimentos adquiridos, estes voluntários irão certamente humanizar o acolhimento, pelo que este apoio será fundamental para passar a imagem de que Braga sabe receber e que alia as tradições à modernidade”, realçou ainda o responsável pelo Turismo da cidade.
Em representação da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, Marco Sousa marcou presença no lançamento do projeto, qualificando-o como “uma iniciativa extraordinária”.
Para Rui Marques, Diretor Geral da Associação Comercial de Braga “esta é uma ação de charme fantástica e é um ensinamento que se dá a todos, desde os empresários ao cidadão comum”, destacando ainda “a simpatia, a cortesia de receber os turistas e de ter alguém na rua para os ajudar”. Este responsável sustenta ainda que “para Braga se afirmar como um grande destino turístico, todos temos de fazer este papel de sermos o mais acolhedores possível”.
A Creative Zone, reafirmando o seu forte carácter criativo no âmbito da Responsabilidade Social, procura com este projeto promover as parcerias locais, estimular ações de voluntariado junto dos jovens através de uma abordagem diferenciada de um acolhimento ao território de Braga como Cidade Autêntica.