“PERSISTÊNCIA FAZ VENCEDORES”
“É divertido fazer o impossível!”, dizia Walt Disney. A esta frase, a Creative Zone gosta de acrescentar “pois lá a concorrência é menor!”
A Creative Zone é uma empresa de Consultoria em Marketing e Comunicação, sediada em Rendufe (concelho de Amares/Braga). Com objetivos vincados, “as palavras de ordem em qualquer tarefa são compromisso, empenho e criatividade”. Assim é definida a empresa por Sílvia Correia, a mentora deste projeto que começou com a ajuda do IEFP em 2010, através do apoio no âmbito de uma Iniciativa Local de Emprego (ILE), e que ao longo destes dez anos já criou, com o apoio do IEFP, mais três postos de trabalho, inicialmente com recurso às medidas de estágios e depois na própria contratação dos estagiários para os quadros da empresa. Desde a sua criação que a CZ acredita no poder das parcerias porque “Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe!”
Foi com esta abordagem que a CZ e o IEFP encararam o futuro da empresa desde o primeiro dia de cooperação porque uma parceria vai para além da inspiração, é uma estrada com dois sentidos em que se trabalha em conjunto para assegurar um fluxo de ideias que se traduzam em ações que sejam mutualmente vantajosas e possam contribuir para alavancar o negócio da empresa de forma assertiva. Ao decidir empreender, foram vários os desafios que a CZ encontrou ao longo deste percurso de dez anos: resiliência, automotivação, gestão racional dos recursos (nomeadamente do tempo), a carga fiscal aplicada às microempresas, a atitude das empresas portuguesas face à importância do Marketing. Mas, como dizia Robin Sharma, “a persistência é a mãe da mudança” e esta tem sido a máxima que acompanha não só a mentora do projeto, mas também a equipa que ela construiu.
Em dez anos de existência, a Creative Zone prestou serviços de consultoria em Marketing e Comunicação a empresas de diversas áreas de negócio, mas atualmente é às empresas de têxteis-lar (fazendo jus à experiência da fundadora) na área de bem-estar e saúde, que a empresa concentra a prestação dos seus serviços e aplica a sua experiência, tentando sempre fomentar sinergias de atuação, ou seja, parcerias. A CZ desenvolve a sua atividade em território nacional, mas também em países como Índia, Bangladesh, China, Suécia, Finlândia e EUA.
Fruto de uma auscultação contínua das oportunidades que rodeiam a empresa, foram criadas duas marcas próprias que fazem parte do atual universo de atuação da empresa, a saber: Bedatttitude: é uma marca de personalização de roupa de cama (registada em Portugal e pertencente à Creative Zone); é inovadora na sua abordagem ao mercado, tirando partido da criatividade das crianças e da sua propensão natural para desenhar e para incluir nesses desenhos o seu mundo e personagens que são apenas delas. A marca quer afirmar-se como única neste processo de transformação de sonhos em algo físico com que se possa dormir. A Bedattitude personaliza os desenhos, as fotografias, as frases, os poemas, enfim, a imaginação em produtos têxteis para a casa dos seus clientes criativos. Todo o processo assenta na economia digital, através do website www.bedattitude.pt e das páginas das redes sociais de Facebook e Instagram.
Re.store by CZ: lançada em outubro de 2019, a marca re.store® assume-se como uma marca amiga do Ambiente e das Pessoas, tendo sido criada pela Creative Zone, com base nos pressupostos da Economia Circular – RE.ciclar, RE.utilizar, RE.duzir – e responsabilidade social. Ao comprar os produtos de tecido re.store® (sacos de compras e bolsas de felpo multiuso), o consumidor está a contribuir para a sustentabilidade do planeta porque todos os seus componentes têxteis são reutilizados, de origem orgânica ou reciclados; além disso, ainda estará a contribuir para a sustentabilidade social de várias instituições/associações sociais, porque os produtos re.store® são integralmente confecionados pelos seus utentes que recebem uma remuneração de €1,00/produto, valorizando e remunerando deste modo o seu trabalho e a sua autoestima, promovendo a sua inclusão social. Estes produtos podem ser adquiridos online em www.restorebycz.com ou nos seus canais digitais de Facebook e Instagram.
Além destas marcas, a CZ criou dois projetos de voluntariado que gere com o mesmo empenho e dedicação: D’Avo With Love – Transformamos fronhas em sorrisos! (www.davowithlove.pt): tem como propósito contribuir para o envelhecimento ativo da população através da confeção de roupa para crianças necessitadas a partir de fronhas de almofadas obtidas junto dos clientes da CZ na indústria dos têxteis-lar. How Can I Help You? Volunteers… Connecting People and Places! (www.howcanihelpyou.eu): trata-se de uma ação promovida pela Creative Zone, em conjunto com o Município de Braga, a Associação Comercial de Braga e a International House Braga, e levada a cabo por estudantes voluntários. É uma ajuda itinerante fornecida pelos voluntários aos turistas que visitam Braga, junto aos pontos de interesse, complementando a informação que estes podem obter nos postos de informação de Turismo. Humaniza-se a ajuda, promove-se o território e aplicam-se os conhecimentos de línguas em contexto real.
A CZ é constituída por uma equipa altamente motivada, organizada, flexível e orientada para os desafios. Os princípios que inspiram e orientam as suas relações com os clientes são: envolvimento, orientação para os resultados de negócio, eficácia nas soluções, diálogo, parceria, proximidade, honestidade e simplicidade no trato. Está no ADN da CZ disponibilizar conhecimento e experiências que ajudem os seus clientes a desenhar estratégias que lhes permitam ser mais inovadores, mais competitivos e diferenciadores. A CZ é um agente facilitador do processo criativo do cliente, conferindo valor como especialista no aporte de soluções integradas de Marketing e Comunicação, num ambiente orientado para as suas necessidades. A sua oferta de serviços pode ser vista como um menu do qual pode escolher de acordo com as suas necessidades: Marketing Estratégico, Web Marketing, Outsourced Marketing, Feiras, Comunicação e Design, Ações de Fidelização, Estudos de Mercado, entre outros.